quarta-feira, 25 de setembro de 2013

15 - CANTO REBELADO * Estes (meus) dias...

Foto Internet, com a devida vénia.




Os dias acontecem devagar,

ao ritmo do relógio que inventámos.
Em Maio vem o tempo de ceifar
o trigo que em Novembro não semeámos.

O ciclo natural do nosso pão,
alheio à míngua em dor da nossa mesa.
Ah, pátria minha, tanta provação
e tantos horizontes de incerteza!

Um rictus quase obsceno e vil enruga
a massa levedada que me fita.
No velho cais, em lágrimas, a fuga
acena a rendição desta desdita...

E eu fico olhando e nem me reconheço...
Que fiz de mim se já nem me mereço?



José-Augusto de Carvalho
5 de Janeiro de 2012.
Viana * Évora * Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário

Procuro ser uma pessoa honesta. Não será bem-vindo a este espaço quem divergir desta minha postura.