segunda-feira, 23 de setembro de 2013

04 - PÁTRIA TRANSTAGANA * Assumpto-I

Velhinha foto. Aqui, eu tinha sete anos de idade.


Para Vasco Massapina

Eu corro, à desfilada, para o fim,
mas vivo, enquanto o sopro que me anima

e firme determina,
instante, houver em mim.
Sempre vivi e vivo,
e o tempo que me resta viverei,
atento ao que me cerca e subversivo
contra a força do déspota ou da lei
que cúmplice me queira ou compassivo.
Não sei e nunca soube
por que me encontro aqui,
mas que ninguém me roube
este chão que acendi
com o fogo dos astros
que nos céus sem limite colhi!
Astros
que iluminam os rastros
gravados nos caminhos
destes campos de pão e de vinho,
de aflição e de azinho
onde me descobri!


José-Augusto de Carvalho
Viana * Évora * Portugal
4 de Dezembro de 1999.
Versão definitiva em 19 de Maio de 2001.

Nota importante: Este poema foi oferecido a meu primo Vasco Massapina, pelo seu aniversário, em Maio de 2001. Exactamente por isso, aqui o incluo com a indicação da oferta.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Procuro ser uma pessoa honesta. Não será bem-vindo a este espaço quem divergir desta minha postura.