quarta-feira, 25 de setembro de 2013

04 - PÁTRIA TRANSTAGANA * Artífice do verbo




Dórdio Gomes, Pintor alentejano
Foto Internet, com a devida vénia


Artífice do verbo, eu ouso os horizontes
que invento ou adivinho além dos descampados.
Por ferramentas, tenho as foices e os arados;
por lar, a solidão que há muito assombra os montes.

Com minhas mãos, desnudo os dias por haver.
E, por amor, a minha faina não me cansa.
E raiam, a florir, as modas da esperança:
«Meu lírio roxo, quem te pudera colher!»

E falo deste pão que amasso, pão suado.
E das açordas de alho e peixe da ribeira.
Eu falo do que sei e sinto e quem me queira
terá de ter-me assim --- o verbo conjugado.

Não sei falar do encanto e brilho das estrelas,
mas quando Maio vem, eu sei como colhê-las!


José-Augusto de Carvalho
19 de Dezembro de 2011.
Viana * Évora * Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário

Procuro ser uma pessoa honesta. Não será bem-vindo a este espaço quem divergir desta minha postura.