quinta-feira, 26 de março de 2015

13 - NA PALAVRA É QUE VOU... * Os pontos nos ii


A Poesia tem vários caminhos, como muito bem sabemos. E também tem diversos discursos. Isto porque Poesia é uma coisa e outra os seus discursos. Daqui decorre apreciarmos mais uns do que outros, conforme a nossa sensibilidade.

O século XX trouxe o Futurismo, o Dadaismo, o Surrealismo. Os discursos impostos por estes movimentos nunca me seduziram. Claro que os entendo e que reconheço a cada um exprimir-se como entende adequado. 


Também nos discursos diversos da Poesia não me seduzem vulgaridades e/ou obscenidades. 


O meu discurso da Poesia passa pela elevação e pela busca da beleza das imagens, pelos ritmos e pela musicalidade. Pode ser que canhestramente o faça, e se sim, apenas porque não sei fazer melhor.


A minha postura em nada critica os que seguem outro ou outros discursos. Respeito os caminhos que os outros escolhem, mas reservo-me o direito de lhes exigir reciprocidade. O Tempo, o implacável Juiz de todas as coisas, nos absolverá a todos… ou não.
.


José-Augusto de Carvalho
26 de Março de 2015.
Alentejo * Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário

Procuro ser uma pessoa honesta. Não será bem-vindo a este espaço quem divergir desta minha postura.