quinta-feira, 12 de março de 2015

23 - NOSTALGIA * Zéferro e eu

 



NOSTAGIA

(Um desafio do saudoso Zéferro) 

*

As histórias de amizade

Causam sempre alegria

Quando não há vaidade

E festejam a poesia

/

Zéferro

*

A CULTURA DOS AFECTOS

1

A cultura dos afectos

não tem tempo nem lugar

e vai da vida aos objectos

que só se deixam amar.

Da fereza à mansidão,

onde não há afeição?

O defeito e a qualidade

são a massa decisiva

fermentando criativa

«as histórias de amizade»



2

E se tudo é relativo,

convém, a quem analisa,

que utilize sempre o crivo

que precise o que precisa.

Não cresce afectividade

no chão da animosidade.

É porque a luz traz o dia

que as deslumbrantes flores,

num sortilégio de cores,

«causam sempre alegria».



3

Olhando o Céu na procura

dos mistérios que ele encerra,

sinto em minh’alma a tontura

que entontece toda a Terra.

Que grandeza há neste chão

ante a celeste amplidão?

Rendido à minha verdade,

que me liberta e sujeita,

a Vida só é perfeita

«quando não há vaidade».



4

Quando alinhavo os meus versos

sinto o peso do que escrevo:

ousar caminhos diversos,

os caminhos que me devo!

E quando me desafio

estremeço ante o vazio!

Mas não cedo na porfia.

Meus versos são estes gritos

que cantam deuses e mitos

«e festejam a poesia».

*

José-Augusto de Carvalho
11 de Outubro de 2004.
Viana*Évora*Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário

Procuro ser uma pessoa honesta. Não será bem-vindo a este espaço quem divergir desta minha postura.