segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

28 - CLAVE DE SUL * Eu nunca tive escola...




Eu nunca tive escola.

Aluno nunca fui, mas tive muitos mestres, diversos no saber…

Com eles aprendi o pouco que devia, o pouco por bastante.



O muito recusei --- e tanto prometia!...



E eu que não tenho medo senão de me esquecer

Não poderia aceitar negar-me

E ser mais um pagador de promessas…



Eu quero ver a luz do sol e a tremulina!

Sentir o corpo quente e a vista encandeada…



A fome em que morri e de que renasci,

Matá-la nos trigais

Ao lado dos pardais

Que pousam atrevidos nos espantalhos que não receiam mais.



Eu quero ver a luz que logo pela manhã quer tudo incendiar

E disputar ao sol a sede duma gota puríssima de orvalho.



Eu nunca tive escola,

Aluno nunca fui, mas tive muitos mestres…

E a mestre não cheguei porque só quis saber o pouco por bastante

E porque não quis aprender o que quero esquecer.





José-Augusto de Carvalho
Alentejo, 1996/14 de Dezembro de 2015.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Procuro ser uma pessoa honesta. Não será bem-vindo a este espaço quem divergir desta minha postura.