sexta-feira, 22 de maio de 2015

26 - FRAGMENTOS * As palavras

A magia do movimento


Ninguém é dono das palavras. As palavras constituem apenas um meio de comunicação, são um tipo de linguagem. Ora se as palavras são de toda gente, eu não estou cometendo um delito ou procedendo a uma apropriação indevida quando pronuncio a palavra amor, tal como Camões a pronunciou. É simplesmente um exemplo. Claro que há magia no entretecer das palavras. E essa magia varia de qualidade e de engenho. Ah, como eu gostaria de ter criado esta maravilha: “Ah! minha Dinamene! Assim deixaste / quem não deixara nunca de querer-te!»

Este meu deslumbramento pela magia do entretecer das palavras poderá remeter-me (ou remeter-nos?) para esta interrogação: será que qualquer situação, concreta ou abstracta, vale por si mesma ou, antes, vale mais ou menos, dependendo a valoração do modo como é verbalizada?


José-Augusto de Carvalho
22 de Maio de 2015.
Viana`´Evora*Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário

Procuro ser uma pessoa honesta. Não será bem-vindo a este espaço quem divergir desta minha postura.