quarta-feira, 8 de abril de 2015

21 - DO MAR E DE NÓS - II * Fadário









Provei no meu baptismo o símbolo do sal.

Provei e não gostei, decerto, do amargor.

Provei, bebé ainda, o gosto a Portugal.

Provei, sem crer no Fado, o fel do seu sabor.




O Bem fugaz provei no leite maternal.

O duradouro Mal depois se soube impor.

E nem no tempo vão do breve Carmaval

eu vi de novo o Bem, num cântico de amor.




Meu ânimo de bravo ousou o Bojador.

Ao Cabo Não gritei: Arreda! O meu fanal

é mais além de ti e até do Adamastor!




Às Índias arribei! Além do chão natal,

sofri, morri, sonhei e amei com tanto ardor

que em todo o mundo existo ainda Portugal!








José-Augusto de Carvalho
Lisboa, 9 de Outubro de 2010.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Procuro ser uma pessoa honesta. Não será bem-vindo a este espaço quem divergir desta minha postura.