quarta-feira, 16 de setembro de 2015

13 - NA PALAVRA É QUE VOU... * Balanço


Caim matando Abel ou o mito a ganhar vida



Neste fim de jornada, cada dia que passa mais relembro a  adolescência. Que feliz é o tempo da primavera da vida! Sabemos tudo! Tudo é possível! E somos cáusticos com os velhos e com as suas lamúrias de receios e temores. Não sabem nada, os velhos! O mundo mudou, cheiinho de coisas novas. Coisas que os velhos não entendem porque o seu tempo passou. Pois...

Ah, mas o tempo não pára! E a primavera não é eterna! Depois do sonho virá o despertar e aí, a primavera será a saudade dos arroubos e da vida cor-de-rosa. E quando aí, implacavelmente, surgirá, em todo o seu esplendor, a máxima: «Jovem és, velho serás, conforme fizeres, assim acharás.» Assim acharás, jovem, se te recusares a aprender com aqueles que já comeram o pão que o diabo amassou.

A vida a todos ensina: há os que aprendem, há os que não aprendem.

Quantos vezes dou comigo a pensar: há milénios que dura esta caminhada rumo à decência e à dignidade. Por que haverá tantos retrocessos? Por que haverá tantos pratos de lentilhas e tantos famintos deles?

E dou comigo a concluir: em cada esquina da vida há uma armadilha.

Quando se chega a velho, o balanço que se faz raramente é positivo. Os desgostos, as traições, os cadafalsos são pérolas do rosário que se desfia. E o corpo já nem dói. A mente, ai esta velha mente!, descobre entre os escombros o lenitivo desgraçado da resignação e com ele o convencimento não menos desgraçado de que a utopia é impossível.

E neste contexto, ocorre-me a leitura deprimente e perversa, mas possível, da carochinha que se exibe à janela, oferecendo-se a quem passa, como uma mercadoria, ao primeiro predador que lhe agrade.

Que decência na vida?

Que sublimação no amor?

Aqui chegam os incautos. Aqui chegam os que «sabem» tudo. Por que será tão difícil fazer da Vida o encontro abençoado com o outro?


Gabriel de Fochem
Alentejo, 16 de Setembro de 2015



Sem comentários:

Enviar um comentário

Procuro ser uma pessoa honesta. Não será bem-vindo a este espaço quem divergir desta minha postura.