terça-feira, 1 de janeiro de 2019

21 - DO MAR E DE NÓS * Coração desfeito


DO MAR E DE NÓS 


Coração desfeito 







No impulso de encontrar-me além do pátrio chão, 

soltei-me da raiz e mergulhei no rio. 

Senti-me a flutuar. Que assombro de evasão 

sem peias encontrar o cais do desafio! 



E na corrente fui! Inábil mas ousado, 

ganhei, no meu arrojo, as artes marinheiras. 

Além da barra, o céu no pélago espelhado 

e as ondas desmaiando em seduções matreiras… 



Tudo era novo, dum alvoroçado espanto! 

Também eu era novo e o mundo me chamava! 

E eu fui além, bebendo as lágrimas do pranto 

daquela que sozinha aqui no cais deixava… 



E fui… e trouxe o mundo inteiro no meu peito! 

No peito onde hoje bate um coração desfeito… 







José-Augusto de Carvalho 
31 de Dezembro de 2018. 
Alentejo * Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário

Procuro ser uma pessoa honesta. Não será bem-vindo a este espaço quem divergir desta minha postura.