quarta-feira, 14 de agosto de 2019

03 - LIVRO ESTA LIRA DE MIM!... * O afã da procura


O afã da procura 






Caminheiro tenaz, perpétuo movimento, 

eu vou e, aqui e além, desvendo e me desvendo. 

Que bom, mesmo que doa angústia ou sofrimento, 

se, a cada instante, for o ser que esteja sendo! 



Que eu saiba recusar a inércia sufocante 

que quer empedernir a lava do vulcão 

e seja, em cada transe, o alor determinante 

da rútila manhã duma revelação! 



E que no fim da minha efémera jornada, 

regresse ao nada, sem remorso nem censura, 

porque rasguei em cada aclive a minha estrada 

e me cumpri no afã instante da procura… 



De herança, apenas deixo esta inquietação 

da lava onde não morre o fogo do vulcão. 





José-Augusto de Carvalho 
13 de Agosto de 2019. 
Alentejo*Portugal 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Procuro ser uma pessoa honesta. Não será bem-vindo a este espaço quem divergir desta minha postura.