quarta-feira, 22 de março de 2017

11 - O MEU RIMANCEIRO * O embusteiro



(QUE VIVA O CORDEL!)





Eu não canto por cantar

nem para espantar meus males.

Eu canto para evitar

que com mentiras embales

quem andas a desgraçar.



Canto para desmontar

teu verbo até às entranhas

e aos incautos demonstrar

que artimanhas e patranhas

não terão pés para andar…



Disfarçado de cordeiro,

és o lobo predador

que, sorrindo prazenteiro,

do sol nascente ao sol pôr,

dizima o rebanho inteiro.



Sou velho! Muito vivi!

A mim não me enganas tu!

Por isso é que eu grito aqui:

Olhem bem que o rei vai nu,

vejam bem o que eu já vi!





José-Augusto de Carvalho
Alentejo, 22 de Março de 2017.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Procuro ser uma pessoa honesta. Não será bem-vindo a este espaço quem divergir desta minha postura.